Acorde de Fá Sustenido Menor (F#m) ou Sol bemol menor (Gbm)

Acorde de Fá Sustenido Menor (F#m) ou Sol bemol menor (Gbm)

O acorde de Fá sustenido menor, representado pela cifra F#m (e seu enarmônico Sol bemol menor, Gbm), é um dos acordes com pestana mais importantes e utilizados no violão. Com uma sonoridade melancólica, porém com um toque de brilho, ele é uma presença constante em incontáveis sucessos do pop, rock, folk e sertanejo, servindo como uma cor harmônica fundamental para expressar emoção.

Para o violonista, o F#m é um passo essencial após aprender os acordes abertos. Ele é um acorde com pestana e, junto com o Fá maior e o Si menor, forma a base para que o músico consiga navegar com fluidez pelo braço do instrumento.

A forma mais comum e prática de se tocar o Fá sustenido menor é baseada na posição do Mi menor (Em), avançando duas casas:

  • Dedo 1 (indicador): Fazendo uma pestana completa que pressiona todas as seis cordas na segunda casa.
  • Dedo 3 (anelar): Na quarta casa da quinta corda (Lá).
  • Dedo 4 (mínimo): Na quarta casa da quarta corda (Ré).

As notas que compõem sua tríade são Fá sustenido (F#), a tônica; Lá (A), a terça menor; e Dó sustenido (C#), a quinta justa. Tocar todas as seis cordas resulta em um som cheio e ressonante, com o F# grave da sexta corda servindo como uma base sólida.

A imensa popularidade do F#m se deve, em grande parte, ao fato de ele ser o acorde relativo de Lá maior (A), uma das tonalidades mais comuns no violão. Por isso, a progressão A – E – F#m – D é uma das mais reconhecíveis e utilizadas na música.

Equipe Trilha Essencial

Equipe Trilha Essencial